English / Español
Busca

Digite abaixo o que deseja encontrar:

 
Revitalização de Centros Históricos - Cidade do México

O CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DO MÉXICO

O Centro Histórico da Cidade do México é o maior conjunto histórico-artístico das Américas e foi declarado patrimônio cultural da Humanidade pela Unesco em 1983. Em suas ruas e praças, há desde ruínas de pirâmides a suntuosas igrejas barrocas, de grandes edifícios neoclássicos ao melhor da arte muralista mexicana. Sem dúvida, é uma das grandes atrações turísticas do país e abriga a milenar história do México. Mas, principalmente depois do terremoto de 1985, houve um esvaziamento da região. Residentes e grandes empresas se mudaram para bairros mais modernos, uma situação bem-conhecida em São Paulo. A decadência também atingiu o comércio e o entretenimento. A criação de museus e centros culturais não foi suficiente para deter sua estagnação.

Em agosto de 2001 o governo federal do México, a Prefeitura da cidade, os maiores empresários do país e vários representantes da sociedade civil se uniram para estabelecer um programa de revitalização com o intuito de resgatar a beleza do Centro Histórico e transforma-lo em uma região viva nos finais de semana e à noite, quando ainda era uma vizinhança a ser evitada. Um Conselho Consultivo foi estabelecido para realizar objetivos a curto, médio e longo prazo num esforço que visava permanecer constante, independente de qualquer governo. Foi criada a Fundação para o Centro Histórico da Cidade do México. O Consórcio do Centro Histórico, estabelecido pelo governo da Cidade do México, a Telmex, a Lighting Power Cia e por outros patrocinadores, reformou calçadas, pavimentação e ruas, criou novas praças, enterrou postes de iluminação e instalou cabos de fibra óptica em toda a região. Novo mobiliário urbano foi instalado, de luminárias a lixeiras. Para tornar seguro o Centro Histórico, a Fundação estabeleceu um programa com autoridades locais e federais para um sistema integrado de segurança, com um sistema de alarme centralizado e pontos estratégicos onde foram instalados totens para que as pessoas pudessem registrar queixas ou situações de emergência. Também foi estabelecida uma equipe de policiais especializados aptos a lidar com situações de crime, pronto socorro e desastres naturais.

A revitalização do centro oferece oportunidades para pessoas que gostariam de estudar, morar e viver na região. A restauração de prédios e edifícios em conjunto com os programas de incentivo à moradia no centro resultaram em grande número de novos moradores. Prédios adaptados com a criação de espaçosos lofts, hotéis para estudantes e grandes espaços que são transformados em ateliês e estúdios para artistas já são uma realidade palpável.

Artesãos do Centro Histórico foram estimulados a retomar e disseminar seus talentos e tradições seculares. Em relação à cultura, a Fundação incentivou e promoveu com grande êxito diversas manifestações culturais e comemorações nacionais. Eventos que promovem a cultura, o encontro de diferentes classes sociais, a utilização do espaço público. Lugares vazios e sem pedestres provocam temores, independente da incidência da criminalidade.

Outras atividades incluem eventos para atrair apoio e patrocínio para empreendimentos culturais e artísticos, restauração de prédios para abrigar artistas, novos talentos, musica e entretenimento. Programas de estimulo a estudantes universitários mexicanos e estrangeiros, tais como albergues bem estruturados, aumentam a apreciação pelo Centro Histórico. A Fundação sabe que a divulgação maciça dos incentivos a quem se instalar por lá foi fundamental para que todos pudessem apreciar as vantagens de retornar para o Centro. Os novos bairros e distritos empresariais da cidade também já eram vítimas de trânsito intenso e dos problemas de excesso de adensamento. A partir daí, as vantagens do Centro Histórico saltaram aos olhos de todos.

Visitantes encontram uma serie de lugares para apreciar arte, historia, e a folclore da região. Para que possam conhecer melhor o que o Centro Histórico oferece, a Fundação tem sua própria revista, um site de Internet e pontos de informação que ensinam roteiros turísticos e de caminhada pelo Centro.

Incentivos fiscais para empresas publicas e privadas atraem negócios e investimentos. Cerca de 14.000 empregos foram criados na região devido a esses estímulos. Todas estas medidas contribuíram para a consolidação de um processo de revitalização de notável êxito. Um processo muito lucrativo para quem investiu em uma região que estava muito degradada, com o valor do metro quadrado acessível, e principalmente uma transformação que enche de orgulho os mexicanos que redescobrem o berço de sua cidade.

 

 

Rua Boa Vista, 84 – 1° Andar – 01014-000 – Centro – São Paulo/ SP – Brasil. Tel: (11) 3293 5473– Fax: (11) 3101 9660