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Revitalização de Centros Históricos - Londres

ESTÍMULO PARA O USO DE BICICLETA NO CENTRO DE LONDRES
Central London Partnership

Por que estimular o uso da bicicleta?

Todos os dias da semana 1,1 milhão de pessoas se locomovem para o centro de Londres pela manhã no horário de pico, e por volta  de 1% destas viagens são feitas em bicicleta.  Além de 1%  das pessoas  que moram e trabalham na área central utilizam  bicicleta.
Não se sabe  o numero exato de viagens feitas por bicicleta no centro de Londres  a cada dia da semana, mas uma estimativa razoável seria da ordem de 100.000.  Existem metas no âmbito nacional e local para aumentar substancialmente o uso da bicicleta.

As ruas do centro de Londres e os serviços de transporte de passageiros  fazem um grande esforço para atender `a demanda .  O uso de transporte público e os congestionamentos de trafego aumentaram muito na última década,  pois mais pessoas vivem e trabalham no centro e na periferia (inner) de Londres,  além do numero de visitantes e turistas continuar a crescer.  O uso de bicicleta é uma alternativa de baixo custo,  sociável e favorável ao meio ambiente, mais adequada do que o transporte coletivo ou automóvel particular.  Andar de bicicleta traz benefícios ao usuário ( boa saúde e manter a forma, economia de gastos, e a vantagem da rapidez  para curtas distâncias) bem como ao centro de Londres (benefícios ambientais e redução de congestionamentos).  Entretanto, o grande volume de tráfego e a falta de infra-estrutura para o uso de bicicleta representam barreiras e desincentivos significativos para a expansão de sua utilização.

Promoção do uso de bicicleta para o trabalho

Para superar esta situação, o Central London Partnership (CLP)  instituiu o The Business Cycle,  um programa que visa incentivar um maior numero de pessoas a utilizar bicicleta para ir  ao trabalho.

O programa tem dois objetivos principais:

- promover o uso da bicicleta incitando os empregadores a fornecer instalações apropriadas no local de trabalho, e incentivar um maior número de pessoas a utilizar a bicicleta para ir ao trabalho.

- desenvolver melhoramento de ciclovias e infra-estrutura.

Compreensão do tema

A fim de promover a utilização da bicicleta para ir ao trabalho, é necessário saber mais sobre o modelo/padrão atual de seu uso,  barreiras para  utilização, e os incentivos que poderão aumentar o numero de usuários.  Com este fim a CLP realizou um estudo sobre  os meios de transporte  utilizados pela população para ir ao trabalho, em quase 50 empresas no centro de Londres.  Isto foi realizado em associação com a Space Syntax Limited.

As empresas participantes foram principalmente as que já estão inscritas no programa The Business Cycle e também, nossos agradecimentos pelo  apoio do Government Office for London,   os escritórios do governo localizados no centro.

Solicitou-se aos funcionários que respondessem uma ou ambas as formas de questionários:

-  Um questionário on-line para avaliar todos os funcionários das organizações participantes, com a finalidade de conhecer seus modelos de transporte, e suas opiniões sobre o uso de bicicleta para ir ao trabalho . A coleta de dados foi encaminhada a todos os funcionários de cada organização e foram recebidas 510 respostas,  sendo alto o índice de  ciclistas ativos.

-  Além da coleta de dados pelo questionário on-line, foi submetido aos ciclistas ativos um mapa de ruas onde indicaram seus as rotas atuais, e as rotas ideais.  Foi ainda solicitado que indicassem os pontos onde correm riscos com o tráfego, tais como cruzamentos perigosos, e falta de espaço.  . Foram devolvidos 423 mapas.

Barreiras para utilização  de bicicleta

206 pessoas (ciclistas e não-ciclistas) revelaram suas opiniões sobre os mais importantes problemas em utilizar a bicicleta para ir ao trabalho em Londres.  Os problemas mais  apontados  ( numa relação escrita) foram  andar de bicicleta não é seguro e poluição do ar na cidade, correspondendo a 29% e 20% das respostas respectivamente.

Solicitou-se ainda aos pesquisandos que identificassem outras motivos que representam  barreiras significativas para o uso de bicicleta.  Os resultados mostraram que os problemas mais significativos incluem a segurança e aspecto profissional,  modo de vestir-se e armazenamento de pertences.

O Business Cycle foi desenvolvido em parceria com London Cycling Campaign, autoridades locais, Government Office for London, e Transport for London, Sustrans e Health Development Agency.

Mais informaçoes:
www.c-london.co.uk

Tradução livre da Secretaria Municipal de Relações Internacionais


 

 

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