ESTÍMULO PARA O USO DE BICICLETA NO CENTRO DE LONDRES
Central London Partnership
Por que estimular o uso da bicicleta?
Todos os dias da semana 1,1 milhão de pessoas se locomovem para o centro de Londres pela manhã no horário de pico, e por volta de 1% destas viagens são feitas em bicicleta. Além de 1% das pessoas que moram e trabalham na área central utilizam bicicleta.
Não se sabe o numero exato de viagens feitas por bicicleta no centro de Londres a cada dia da semana, mas uma estimativa razoável seria da ordem de 100.000. Existem metas no âmbito nacional e local para aumentar substancialmente o uso da bicicleta.
As ruas do centro de Londres e os serviços de transporte de passageiros fazem um grande esforço para atender `a demanda . O uso de transporte público e os congestionamentos de trafego aumentaram muito na última década, pois mais pessoas vivem e trabalham no centro e na periferia (inner) de Londres, além do numero de visitantes e turistas continuar a crescer. O uso de bicicleta é uma alternativa de baixo custo, sociável e favorável ao meio ambiente, mais adequada do que o transporte coletivo ou automóvel particular. Andar de bicicleta traz benefícios ao usuário ( boa saúde e manter a forma, economia de gastos, e a vantagem da rapidez para curtas distâncias) bem como ao centro de Londres (benefícios ambientais e redução de congestionamentos). Entretanto, o grande volume de tráfego e a falta de infra-estrutura para o uso de bicicleta representam barreiras e desincentivos significativos para a expansão de sua utilização.
Promoção do uso de bicicleta para o trabalho
Para superar esta situação, o Central London Partnership (CLP) instituiu o The Business Cycle, um programa que visa incentivar um maior numero de pessoas a utilizar bicicleta para ir ao trabalho.
O programa tem dois objetivos principais:
- promover o uso da bicicleta incitando os empregadores a fornecer instalações apropriadas no local de trabalho, e incentivar um maior número de pessoas a utilizar a bicicleta para ir ao trabalho.
- desenvolver melhoramento de ciclovias e infra-estrutura.
Compreensão do tema
A fim de promover a utilização da bicicleta para ir ao trabalho, é necessário saber mais sobre o modelo/padrão atual de seu uso, barreiras para utilização, e os incentivos que poderão aumentar o numero de usuários. Com este fim a CLP realizou um estudo sobre os meios de transporte utilizados pela população para ir ao trabalho, em quase 50 empresas no centro de Londres. Isto foi realizado em associação com a Space Syntax Limited.
As empresas participantes foram principalmente as que já estão inscritas no programa The Business Cycle e também, nossos agradecimentos pelo apoio do Government Office for London, os escritórios do governo localizados no centro.
Solicitou-se aos funcionários que respondessem uma ou ambas as formas de questionários:
- Um questionário on-line para avaliar todos os funcionários das organizações participantes, com a finalidade de conhecer seus modelos de transporte, e suas opiniões sobre o uso de bicicleta para ir ao trabalho . A coleta de dados foi encaminhada a todos os funcionários de cada organização e foram recebidas 510 respostas, sendo alto o índice de ciclistas ativos.
- Além da coleta de dados pelo questionário on-line, foi submetido aos ciclistas ativos um mapa de ruas onde indicaram seus as rotas atuais, e as rotas ideais. Foi ainda solicitado que indicassem os pontos onde correm riscos com o tráfego, tais como cruzamentos perigosos, e falta de espaço. . Foram devolvidos 423 mapas.
Barreiras para utilização de bicicleta
206 pessoas (ciclistas e não-ciclistas) revelaram suas opiniões sobre os mais importantes problemas em utilizar a bicicleta para ir ao trabalho em Londres. Os problemas mais apontados ( numa relação escrita) foram andar de bicicleta não é seguro e poluição do ar na cidade, correspondendo a 29% e 20% das respostas respectivamente.
Solicitou-se ainda aos pesquisandos que identificassem outras motivos que representam barreiras significativas para o uso de bicicleta. Os resultados mostraram que os problemas mais significativos incluem a segurança e aspecto profissional, modo de vestir-se e armazenamento de pertences.
O Business Cycle foi desenvolvido em parceria com London Cycling Campaign, autoridades locais, Government Office for London, e Transport for London, Sustrans e Health Development Agency.
Mais informaçoes:
www.c-london.co.uk
Tradução livre da Secretaria Municipal de Relações Internacionais
|