English / Español
Busca

Digite abaixo o que deseja encontrar:

 
Aula São Paulo 28 de junho de 2006

“PPPs na revitalização de centros: Londres e Nova York”
por Carl Weisbord, Diretor do Downtown Alliance de Nova Iorque


Carl Weisbrod é fundador e ex-presidente da Alliance for Downtown New York (Aliança para o Centro de Nova York). Em sua palestra na sede da Prefeitura Municipal de São Paulo, Carl falou sobre as estratégias da parceria público-privada, que no caso nova-iorquino, foram decisivas para a recuperação de Times Square e da baixa Manhattam. A organização promove serviços de segurança, saneamento suplementares e desenvolve atividades com o fim de atrair investimentos para o desenvolvimento econômico, além de produzir serviços de planejamento urbano, design e transporte. Além disso, faz programas de marketing e eventos especiais para a vitalidade da área central.

Após o episódio de 11 de setembro, a importância da Alliance cresceu ainda mais e direcionou toda sua energia para o fortalecimento do coração de Nova Iorque. Manhattam não perdeu o vigor, os negócios continuaram prosperando e os habitantes não pensam em se mudar, afirmou Weisbrod na conferência.

manhattanA Downtown Alliance coordena os Business Improvement District (BID), da área central de Nova Iorque.  O Business Improvement District (BID) é uma organização administrada por entidades privadas baseada em normas públicas, com o objetivo de melhorar geograficamente áreas comerciais definidas. As organizações BID são fundamentadas a partir de uma doutrina de auto-suficiência que, para financiar suas atividades anuais, promove mecanismos de “auto-tributação” autorizados pela legislação municipal. BID representa uma parceria entre proprietários de imóveis, comerciantes e prefeitura.

O primeiro BID foi desenvolvido em Toronto, no Canadá, em 1971. A partir daí, centenas de cidades nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido, entre outros, desenvolveram o modelo. Os resultados esperados com tal implementação incluem: crescimento do rendimento de comerciantes com o crescimento dos negócios e da atividade comercial; valorização dos imóveis; maior participação dos cidadãos no processo de decisão municipal.

Carl também mencionou a importância de uma organização como a Downtown Alliance e o fato de se estabelecer metas, tais como: atrair e estabelecer áreas comerciais; diversificar a economia local; melhorar o transporte; simplificar métodos de construções; e promover venda direta ao consumidor.  Em sua exposição Carl mostrou dados e gráficos para ilustrar o desenvolvimento e o futuro promissor da área da baixa Manhattam.

Em breve estará disponível a palestra na íntegra

Veja apresentação das palestras em formato Power Point
Patricia Brown

Carl Weisbord

Mais informações : http://www.downtownny.com

 

 

 

Rua Boa Vista, 84 – 1° Andar – 01014-000 – Centro – São Paulo/ SP – Brasil. Tel: (11) 3293 5473– Fax: (11) 3101 9660