English / Español
Busca

Digite abaixo o que deseja encontrar:

 
Aula São Paulo 03 de outubro de 2006

"Gerenciamento de água de chuva"
por Frans Alferink, engenheiro mecânico holandês

Frans Alferink é responsável por projetos de reaproveitamento de água na Europa, entre eles, o que foi instalado no Estádio Olímpico de Berlim, construído para a Copa do Mundo, onde a água da chuva é captada através de uma rede inteligente de canos e aproveitada para consumo não-potável, como por exemplo, para lavagem de banheiros e pisos e irrigação de jardins. Além do aproveitamento de água da chuva, esses sistemas auxiliam no combate às enchentes.

fransEm sua apresentação o engenheiro abordou algumas experiências de captação e uso de água da chuva e enfatizou as vantagens das AquaCells, módulos feitos de polipropileno que infiltram a água captada no solo. A vantagem está em encaminhar artificialmente a água para a terra, já que a absorção do solo diminui com a impermeabilização das grandes cidades. Outra vantagem é a possibilidade de utilizar a água da chuva. Ela é captada em telhados e outras superfícies, e encaminhada por tubulações até as AquaCells, que ficam subterrâneas. Lá, ocorre a filtragem. Depois, a água é bombeada para a superfície, para ser usada novamente.

Alferink falou também sobre a possibilidade de implementação do sistema de armazenamento subterrâneo de águas das chuvas em pequenos projetos, até mesmo para uso residencial. Para exemplificar tal ação, mostrou a cidade de Hoonhorst, na Holanda, onde os moradores se uniram para fazer reservatórios particulares, muitas vezes reunindo os vizinhos na construção de uma pequena estação comunitária. Outro projeto interessante foi o do Aeroporto Internacional de Birmingham, no qual foi construído um grande reservatório sob o estacionamento de carros, fazendo com que a enorme impermeabilização do solo fosse compensada.

O engenheiro holandês sugeriu a possibilidade de o sistema ser utilizado nos parques brasileiros, como o Ibirapuera, evitando que em chuvas mais fortes ocorra um acúmulo de água em certos locais. 

Em breve estará disponível a palestra na íntegra

Ver apresentação da palestra em formato Power Point

 

 

 

Rua Boa Vista, 84 – 1° Andar – 01014-000 – Centro – São Paulo/ SP – Brasil. Tel: (11) 3293 5473– Fax: (11) 3101 9660