English / Español
Busca

Digite abaixo o que deseja encontrar:

 
Aula São Paulo 03 de outubro de 2006

“Revitalização de centros urbanos e a responsabilidade social e ecológica”
por Guy Perry, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e presidente da IN-VI

O arquiteto Guy Perry, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), de Boston, e Presidente da IN-VI, companhia multinacional de planejamento estratégico e design arquitetônico, apresentou nesta aula alguns de seus projetos e comentou sobre algumas de suas obras mais destacadas.
 
Perry expôs sobre o trabalho que está desenvolvendo em conjunto com a Subprefeitura da Sé e a Associação Viva o Centro. Alunos do MIT, do curso de Pós – Graduação de Urbanismo e Planejamento da faculdade de Arquitetura estiveram algumas semanas em São Paulo realizando estudos sobre o centro de São Paulo e alguns bairros da cidade. Os alunos trabalharam com alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo e da Faculdade Mackenzie. Depois desta etapa ele devem voltar no final do ano para apresentar o resultado dos trabalhos sobre os diferentes bairros da cidade.

varsóviaEntre seus projetos mais importantes, ele destaca o de revitalização de Osaka, alguns na Costa de Finlândia suburbana, no sul da França, no sudeste e no nordeste do Brasil.  Suas idéias para São Paulo são baseadas em seus projetos anteriores em Kiev, Varsóvia e etc. Ele prioriza o exercício de integração dos instrumentos locais, criando temas para discussões que busquem o desenvolvimento da cidade. Contudo, o mais importante não são as soluções que saem desse exercício, e sim o próprio estudo que é realizado para que esse possa ser produtivo.

Guy Perry cita um dos projetos mais importantes de regeneração da Europa nos anos 80: o Montigan Montpellier. A princípio, foi um projeto de habitações públicas. Porém, como a tecnologia na época ainda estava em seu início, as dificuldades foram muitas. Com a modernização da tecnologia, o projeto foi modificado, e atualmente foram feitas habitações de classe média e algumas casas para classe média alta. De acordo com o arquiteto, a alta qualidade das construções fez com que elas se integrassem facilmente na paisagem urbana.

Seguindo essa linha de raciocínio, ele enfatiza que uma das dificuldades de São Paulo é ter edifícios muito bonitos, mas completamente abandonados. Ou seja, a qualidade da arquitetura e da construção é ótima e uma restauração certamente elevaria o preço dos apartamentos. São Paulo tem a sorte de ser um lugar que tem uma boa estrutura pública, segundo Perry. O que falta são espaços verdes. Outro princípio dos projetos do arquiteto é manter as regiões verdes que já existem e preservar as grandes árvores existentes nas calçadas, praças e canteiros. Guy Perry destaca ainda que no futuro, talvez, possamos estar mais perto do centro, afinal, os bairros afastados estão longe de ter a riqueza e a história da região central da cidade.

Em breve estará disponível a palestra na íntegra

Ver apresentação da palestra em formato Power Point

 

 

 

 

Rua Boa Vista, 84 – 1° Andar – 01014-000 – Centro – São Paulo/ SP – Brasil. Tel: (11) 3293 5473– Fax: (11) 3101 9660