English / Español
Busca

Digite abaixo o que deseja encontrar:

 
Aula São Paulo 24 de julho de 2006

“Revitalização de Centros Históricos e um Meio Ambiente Sustentável”
por David Sim, associado de Jan Gehl Architects de Copenhagen

David Sim é arquiteto Associado de Jan Gehl Architects, de Copenhagen. David têm aplicado com sucesso a visão de Jan Gehl, promovendo o desenvolvimento de cidades e vizinhanças ativas, diversificadas e seguras, com sustentabilidade física, social, ambiental e econômica. Em sua palestra na sede da Prefeitura Municipal de São Paulo, David falou da importância de manter a existência de espaços públicos de qualidade e o quanto eles influenciam nas relações humanas do dia a dia.

davidsimO arquiteto destacou que são necessários dois elementos essenciais para se ter um espaço público de qualidade: segurança e conforto. Sobre essa questão, contou como foi a transformação do bairro de Nyhavn em Copenhagen, que deixou de ser um dos piores lugares da cidade, dominado por drogas e prostitutas, para ser o principal cartão postal da cidade, hoje sempre repleto de turistas.

David deu exemplos de cidades classificadas “tradicionais” como Veneza, cidades “invadidas” por carros como Istambul e de cidades “abandonadas” que aparecem quando se começa a adequar as cidades para os carros, o que ocorre geralmente nos EUA. Nestas últimas, as distâncias aumentam, há estacionamentos por todos os lados. A cidade chamada abandonada acaba tendo como único edifício em funcionamento o edifício – garagem. De outro lado, situam-se cidades como Copenhagem, Barcelona, Paris, Lyon e Melbourne que foram  “reconquistadas”.

Em breve estará disponível a palestra na íntegra

Ver apresentação da palestra em formato Power Point

 

 

 

Rua Boa Vista, 84 – 1° Andar – 01014-000 – Centro – São Paulo/ SP – Brasil. Tel: (11) 3293 5473– Fax: (11) 3101 9660