English / Español
Busca

Digite abaixo o que deseja encontrar:

 
Políticas Culturais

LIVRO AO VENTO: UM ANO VIAJANDO NO TRANSMILÊNIO DE BOGOTÁ Siga – esta es su casa

Com três novos títulos, o programa Livro ao Vento do Instituto de Cultura e Turismo celebra um ano viajando no sistema de Transporte Transmilenio de Bogotá. Desde março de 2004, esta campanha há posto em circulação em toda a cidade 1.170.000 exemplares de 19 títulos diferentes.

Abrir centenas de páginas de diferentes livros para que os bogotanos aprendam a disfrutar da leitura é o propósito principal de Livro ao Vento, programa do Instituto de Cultura e Turismo, ao qual se uniu também a Secretaria de Educação, que desde março de 2004 – e com 70.000 exemplares por edição – tenta gerar um interesse não usual no mundo das letras.

A escrita sempre foi vista como um ofício solitário; mas a literatura é um ato plural. Um homem sozinho que lê um livro é um homem que dialoga com outro homem. Livro ao Vento quer recuperar a literatura como forma privilegiada de diálogo. E qual a melhor forma de realiza-lo se não recorrer ao caráter oral que por tanto tempo teve a literatura? Voltar a ler em voz alta, criar espaços de leituras compartilhadas para que as vozes dos escritores, dos professores e dos leitores possam romper seu relativo mutismo.

Mas se a leitura em voz alta é a forma mais bem-sucedida e agradável de apresentar quase qualquer texto literário a qualquer grupo de pessoas, sem importar sua idade, não se pode ignorar que o livro é um instrumento privilegiado para levar a literatura à intimidade. Para tanto, o livre acesso ao texto literário é condição fundamental desta campanha.

Livro ao Vento oferece então aos bogotanos uma obra clássica ou contemporânea da literatura com as quais possam passar momentos de ócio ou acompanhar momentos de solidão, mas que também sirvam de pretexto para reunir os bogotanos ao redor do texto ou a um tema comum de discussão.

As primeiras páginas estiveram dedicadas à mulher, com uma das obras fundamentais da literatura grega, Antígona de Sófocles; em abril, o tema foi o 9 de abril, um acontecimento que está na memória - vivida ou não vivida – dos bogotanos e sobre o qual há páginas memoráveis, entre elas o magistral relato de Gabriel Garcia Márquez nas suas memórias; logo, foram convocadas as crianças, com uma seleção de contos dos grandes escritores infantis de todos os tempos; em seguida, vieram Julio Cortazar, Cordovez Moure, Rudvard Kipling, Edgar Alan Poe, Anton Chejov, Miguel Hernández...

E assim, página a página, autor após autor, história depois de história, Livro ao Vento quer cercar os bogotanos de literatura e de suas múltiplas possibilidades, até conseguir que este seja um aspecto fundamental na vida de cada um. Para este projeto, há que sair Buscando os leitores, com esperança de que no futuro sejam estes leitores os que saiam a Buscar os livros. E como são os bons leitores aqueles que melhor podem ajudar a abrir este caminho, cada mês convidamos escritores, professores, atores, estudiosos e bons leitores de todas as profissões para fazer esta ponte com as crianças, jovens e adultos da cidade. A campanha Livro ao Vento há posto em circulação no último ano mais de 100 mil livros no Transmilenio, com uma devolução que alcança 32%.

Perguntas Frequentes

Por que nasce a campanha Livro ao Vento

Por que nasce a campanha Livro ao Vento?

Porque queremos dar um passo para chegar aos bogotanos que não tem acesso aos livros, aos que nunca os leram, nunca se iniciaram e cresceram à margem dos prazeres e descobrimentos da leitura. Porque acreditamos nos grandes benefícios da leitura, nas infinitas aprendizagens obtemos da literatura e vemos como uma tarefa prioritária cercar as crianças, jovens e adultos de nossa cidade com a leitura significativa que obtemos, de maneira privilegiada, com a literatura.

O que Busca esta campanha?

• Dispor uma boa seleção de literatura ao alcance dos bogotanos, especialmente aqueles que têm estado marginalizados do movimento dos livros e dos processos de leitura.
• Mostrar, mediante atividades de fomento a leitura, que existem diferentes maneiras de rodear-se de literatura, e que é possível fazer-lo desde a própria experiência e interesses.
• Criar espaços de formação de mediadores em promoção da leitura.
• Desenvolver, finalmente, hábitos de leitura entre os bogotanos.

No que consiste?

No que consiste?

Cada mês, Livro ao Vento publica uma obra de grande valor literário e em pequeno formato, obras da literatura clássica de todos os tempos que circulam gratuitamente na cidade, em diferentes programas de iniciação à leitura: nos colégios municipais, nos “Paraderos Paralibros Paraparques”, nos Clubes de Leitores, nos espaços de Cultura em Comum e en todos os demais cenários da cidade nos quais programamos conversas e leituras em voz alta. Estes eventos se realizam com a participação de professores, escritores e leitores de todas as idades e profissões, criando uma rede ao redor do livro e da leitura. Com a finalidade de conseguir uma cobertura maior, a campanha chegou no último mês dezembro à TransMilênio, onde os cidadãos podem ter acesso às obras mediante um sistema fácil de empréstimo que permite que os usuários levem os livros e os devolvam depois de concluir sua leitura, trocando-os por um novo título.

Como vincular-se?

Cada mês programa-se diferentes eventos Livro ao Vento ao largo da cidade, como por exemplo:

• Leitura nos Parques, vinculada aos “Paraderos Paralibros Paraparques (PPPs)”;
• Leituras en Comum, nos cenários de Cultura en Comum;
• Apresentações e conversações com escritores e professores, vinculadas aos Clubes de Leitores;
• Apresentações e conversações dirigidas aos professores e estudantes dos colégios municipais de Bogotá, em aliança con a Secretaria de Educação;
• Terças-feiras de literatura no Teatrino del Jorge Eliécer Gaitán;
• En TransMilenio.

A assistência é gratuita e a leitura também.

Como funciona o sistema de empréstimos da TransMilênio?

Como funciona o sistema de empréstimos da TransMilênio?

Os livros do Livro ao Vento estão no sistema da TransMilênio para serviço dos usuários e são de uso coletivo. Para tanto, o leitor os pode levar consigo, ler-los para si e para a família mas deve devolver-los ao sistema e recolocá-los em circulação novamente.

Os provedores de empréstimo de livros estão nas estações de Héroes, Banderas e Avenida Jiménez. Não é necessário nenhum requisito para levar emprestados os livros, somente o compromisso de bons cidadãos de devolver-los para que todos os usuários possam ter acesso a eles.

Os livros podem ser devolvidos em qualquer estação a um dos jovens da Missão Bogotá que trabalham no sistema.

Que títulos já foram publicados?

• Antígona de Sófocles
• O 9 de abril de Gabriel García Márquez
• Contos para sempre - Seleção de contos infantis de Grimm, Andersen, Perrault e Wilde
• Contos de Cortázar
• Bailes e Festas em Santafé de Bogotá de Cordovez Moure
• Contos de animais de Rudyard Kipling
• O gato negro e outros contos de Edgar Allan Poe
• O beijo e outros contos de Anton Chejov
• Contos de NataL de Christian Valencia, Lina María Pérez, Juan Luis Roca, Antonio García e Héctor Abad Facioline.
• El niño yuntero de Miguel Hernández
• O curioso impertinente (e um elogio a leitura) de Miguel de Cervantes
• Contos em Bogotá dos ganhadores do concurso de contos Bogotá em Movimiento

 

 

Rua Boa Vista, 84 – 1° Andar – 01014-000 – Centro – São Paulo/ SP – Brasil. Tel: (11) 3293 5473– Fax: (11) 3101 9660