English / Español
Busca

Digite abaixo o que deseja encontrar:

 
Políticas Culturais

PROJETO SIGA – ESTA ES SU CASA

Siga – esta es su casa No ano 1998, o Ministério de Cultura e a Prefeitura de Santa Fé de Bogotá celebraram o Dia do Patrimônio, permitindo aos cidadãos a entrada gratuita aos museus e aos teatros de Bogotá. Em 1999, dado o êxito do evento, a Prefeitura institucionalizou, através do programa “Siga, esta é sua casa”, a entrada gratuita no último domingo de cada mês aos museus e teatros da capital colombiana. Este programa conseguiu fomentar nos bogotanos o sentimento de pertencimento à cidade mediante a oportunidade de desfrutar de seus bens culturais. Assim, há cinco anos, os bogotanos e todos os visitantes da cidade podem desfrutar os últimos domingos de cada mês de "Siga, esta é sua casa", cujas jornadas permitem ao público apropriar-se dos bens patrimoniais e culturais através de visitas guiadas.

Em Bogotá existem 59 museus aproximadamente e cada um deles oferece a possibilidade de aproximar-se e conhecer com maior profundidade uma grande variedade de temas. Nos diferentes museus bogotanos crianças, jovens e adultos têm a possibilidade de entender a natureza, a ciência, a tecnologia ou a história da arte. Desde as dez da manhã até as quatro da tarde o público participante do programa pode fazer um recorrido dos museus de norte a sul, de leste a oeste, por toda a cidade, e ao mesmo tempo viajar através da época pré-colombina, a Colônia ou a República, e inclusive transportar-se até Marte e Vênus.

Atualmente, o programa “Siga, esta é sua casa” conta com a participação de 35 museus e casas de exibição. Alguns destes lugares permitem a entrada gratuita do público, e outros oferecem promoções que somente podem ser desfrutadas durante as jornadas previstas para este programa. Este ano o Teatro Colón se vinculou ao programa, abrindo o caminho para que outros teatros também formem parte do mesmo.

“Siga, esta é sua casa” também está vinculado com o programa “Bogotá em movimento” para ampliar-se dentro das diferentes localidades da cidade, e assim poder recuperar o patrimônio tangível e intangível mediantes oficinas, visitas guiadas, rotas específicas, concertos e outras atividades que complementem o programa.

Estão sendo desenvolvidas novas estratégias que envolvam as igrejas, os parques, restaurantes, praças, feiras, mercados e outros lugares públicos e privados, que brindem ao público a possibilidade de ter um último domingo de cada mês cheio de atividades lúdicas, recreativas e educativas.

Entre os museus vinculados ao programa estão: a Casa de Exposições, a Donación Botero, a Coleção Numismática, a Sala de Exposições da Biblioteca Luis Ángel Arango (do Banco da República), o Museu do Ouro, a Casa de Poesia Silva, a Casa Museu Quinta de Bolívar, o Museu de Arte Colonial, o Museu de Arte Moderna, o Museu Nacional, o Museu Militar, o Museu Arqueológico – Casa do Marqués de San Jorge, o Teatro Municipal Jorge Eliécer Gaitán, a Cinemateca Distrital, o Jardim Botânico "José Celestino Mutis", o Museu de Chicó, o Museu da Polícia, Maloka, o Museu das Crianças, o Museu de Arte Contemporânea Minuto de Dios, a Casa 20 de Julio, a Casa Museu Francisco José de Caldas, o Museu de Trajes Regionais da Colômbia, o Museu de Ciências Naturais, o Museu do Século XIX, o Planetário de Bogotá, a Galeria Santa Fé, e o Museu de Bogotá sede do Planetário e Arquivo de Bogotá, Hospital San Juan de Dios e a Casa de los Comuneros, atual sede do IDCT, Igreja Museu de Santa Clara.

As estatísticas indicam que cada mês são 24.000 os cidadãos que desfrutam de “Siga, esta é sua casa”. Esta cifra, sem dúvida, obriga a Cidade a continuar oferecendo aos seus habitantes e visitantes a possibilidade de acesso a lugares que permitem uma utilização ótima do tempo livre e espaço público, contribuindo assim, para a melhora da qualidade de vida, mediante a aproximação da história, da arte e da cultura.

 

 

Rua Boa Vista, 84 – 1° Andar – 01014-000 – Centro – São Paulo/ SP – Brasil. Tel: (11) 3293 5473– Fax: (11) 3101 9660