English / Español
Busca

Digite abaixo o que deseja encontrar:

 
Notícias

14 IDÉIAS DA CAMPANHA "BARCELONA, POSA'T GUAPA" (BARCELONA, PONHA-SE BONITA)

Entre 1985 e 2001, a campanha “Barcelona, posa´t guapa” (numa tradução livre, Barcelona, ponha-se bonita) restaurou 600 prédios públicos com o patrocínio da iniciativa privada e mais de 5 mil fachadas, graças a incentivos fiscais concedidos pela Prefeitura e a possibilidade do uso das lonas de cobertura dessas obras como suporte publicitário. A adesão maciça da população foi obtida, sobretudo, graças a uma campanha de comunicação que envolveu os cidadãos no projeto de melhoria da cidade.

Veja abaixo 14 idéias utilizadas na campanha de comunicação:

  1. Uso de propagandas para incutir nas pessoas sentimentos de civismo e orgulho com mensagens que destacavam a responsabilidade de cada cidadão para a melhoria do ambiente urbano. Objetivo é mexer com a estima que cada morador sente “pela sua casa”.
  2. Prefeitura consegue a colaboração maciça dos meios de comunicação. Jornais mostram o andamento das atividades e incentivam a adesão de novos parceiros. O próprio prefeito convidava editores e colunistas de prestígio para apresentar o programa e pedir a adesão.
  3. Uso estratégico de um Slogan atrativo e popular. A “Campanha para a Proteção e Melhora da Paisagem Urbana” não tem o mesmo poder que o slogan “Barcelona, pos’t guapa”. Além de ser bem aceito pela população, pode adquirir um valor de marcado que dê bons frutos no futuro
  4. Participação de personagens populares estrelando anúncios da campanha; celebridades emprestam sua credibilidade e abraçam o Barcelona, posa’t guapa. Elenco diverso com alcance aos mais variados públicos grava mensagens de confiança.
  5. São feitos filmes publicitários com imagens de edifícios, espaços públicos, fontes e monumentos já restaurados pelo projeto.
  6. Criação de cartões postais que recuperam a identidade barcelonesa, que surge e se reproduz nos espaços coletivos.
  7. Campanha oferece planos concretos e ações de melhoria para o patrimônio privado ou de uso público que incorporam o oferecimento de ajuda municipal, algo como “Faça e o ajudaremos.”
  8. Relatórios técnicos com estudos sobre as deficiências na conservação da fachada do edifício são enviados gratuitamente pela prefeitura. Entregues com uma carta do prefeito, estimulando a realização da obra e agradecendo o interesse do munícipe. Incluía uma litografia da cidade de Barcelona, obra concebida por uma artista local, que a doou para a campanha.
  9. Técnicos percorriam a cidade divulgando o programa, suas vantagens e oferecendo a possibilidade de novas adesões.
  10. Números de telefone especiais postos à disposição das pessoas no Escritório Especial da campanha.
  11. Convocação para criar um inventário de elementos de interesse paisagístico. Levantamento de detalhes que enchem as ruas com uma grande diversidade de símbolos, muitos dos quais históricos. Elementos de interesse urbano com caráter simbólico.
  12. Criação das rotas de paisagem para disponibilizar itinerários culturais que divulguem o patrimônio arquitetônico da cidade, estimulando a sua manutenção e conservação, exemplo: “Rota do Modernismo”. Cada ano, um arquiteto ou estilo arquitetônico era celebrado. Uma vez por mês, todos os imóveis desenhados por esse arquiteto, inclusive os privados, ficavam abertos à visitação pública. Com o dinheiro das entradas, os prédios do próprio arquiteto seriam recuperados.
  13. Campanha “Guapos per sempre” estimulava a preservação com suas características originais dos mais antigos estabelecimentos comerciais de Barcelona. Antigos bares, cafés, quitandas, farmácias e armazéns, a maioria com mais de um século de vida, ganhavam um marco, instalado na calçada em frente aos mesmos, indicando o valor histórico do local. O marco era uma ilustração de um dos maiores expoentes do art nouveau barcelonês.
  14. Campanha “Barcelona, penteie-se bonita”, Buscava a eliminação de diversos elementos que estragam qualquer paisagem. Diversas antenas no topo de prédios eram substituídas por apenas uma, assim como aparelhos de ar-condicionado eram centralizados em sistema único. Com apoio das empresas fornecedoras, que patrocinavam os novos sistemas, dentro da campanha.


 

 

Rua Boa Vista, 84-1° Andar – 01014-000 – Centro – São Paulo/ SP – Brasil. Tel: (11) 3293 5473– Fax: (11) 3101 9660