English / Español
Busca

Digite abaixo o que deseja encontrar:

 
Habitação Popular

A REGENERAÇÃO URBANA EM ELDONIAN VILLAGE, LIVERPOOL
Building and Housing Social Foundation

Frente à ameaça da comunidade quebrar e as pessoas serem forçadas a mudar de suas casas no centro de Liverpool, os habitantes da região se reuniram em 1978 para mantê-la viva, mudando as más condições de habitação de onde viviam. Com pertinência, comprometimento e muito trabalho construíram moradias de qualidade a preços acessíveis e aprimoraram os aspectos comerciais, físicos e econômicos na área. Vinte e cinco anos depois, foram construídas 400 casas para alugar e 250 empregos; US$45 milhões foram arrecadados e US$180 milhões atraídos em investimentos internos; uma variedade de facilidades recreativas e para pessoas idosas foram criadas. Tudo isso idealizado e gerenciado pela comunidade local. A terra abandonada e poluída foi restaurada para formar um ambiente de vida atraente e seguro e a comunidade agora promove suporte e consultoria a outras comunidades ao redor do mundo que querem melhorar suas condições de habitação tendo assim importante papel para o futuro.

Eldonian Village, situada na área de Vauxhall, Liverpool, começou com a visão de um grupo de residentes que estavam determinados a não ter sua comunidade local “varrida do mapa” pelos tratores. Vauxhall sofreu por muito tempo os efeitos da negligência de longo termo: moradias em ruínas, decadência, evasão ocupacional, altas taxas de desemprego e poucas facilidades locais. Tentativas de regeneração da área nos anos 1970 envolveram a demolição em larga escala de velhas casas e a reposição das edificações anteriores por acomodações de alta densidade e novos espaços industriais. Isto resultou com freqüência na fragmentação de muitas comunidades já há muito estabelecidas. Ainda assim, a comunidade de 150 anos edificada ao redor da Igreja Our Lady of Eldon não estava preparada para ser removida com tanta facilidade.

O que antes eram 43 acres de terra industrial poluída é hoje um ambiente verde e atraente com 400 casas. A vila se vangloria por possuir uma gama de facilidades locais e viu a criação de oportunidades comerciais e de empregos em um cenário urbano limpo e seguro. Ninguém que visitasse a área de Vauxhall em Liverpool 25 anos atrás poderia imaginar como seria possível que uma área tão arruinada poderia agora oferecer 250 empregos permanentes, gerando $45 milhões em fundos e atraindo $180 millões de libras em investimentos internos.

Tudo isso foi alcançado graças a uma combinação de financiamento público e privado, permitindo que a comunidade fosse proprietária, gerenciasse e assinasse sua área local satisfazer as necessidades dos residentes locais.

A confiança, fortalecimento e a experiência alcançadas através da regeneração bem sucedida da área, impulsionaram a comunidade em todos os níveis, incentivando novas parcerias, atraindo oportunidades de negócios e empregos e dando suporte a uma progressiva regeneração por toda Liverpool.

Apesar de muitas dificuldades e oposições por parte da autoridade local, os Eldonians conseguiram criar uma cooperativa de moradias para providenciar moradias sociais de alta qualidade. Com o arrecadamento de U$18 milhões levantados através de empréstimos, doações e economias o trabalho começou em 1983 em um terreno comprado de uma refinaria de açúcar fechada. Antes do trabalho, a terra precisava ser limpa e desinfectada, mas em torno de 1990 a cooperativa já havia construído 145 novas casas que respondiam às necessidades específicas dos residentes, incluindo acomodações especialmente projetadas para deficientes e idosos.

Em 1991, comprou-se o restante do terreno para abrir espaço a 150 novas casas, que integraram particularmente jovens famílias à área. Durante o mesmo período restaurou-se o canal que corria por entre o terreno, criando acomodações atraentes à margem da água.

Em 1987, os Eldonians passaram a trabalhar as necessidades locais em vez de construção de moradias. Formou-se então o Grupo Eldonian de Desenvolvimento, visando arrecadar fundos para projetos comerciais, medicinais e econômicos na área. O projeto Buscava utilizar a experiência comercial e do setor privado para iniciativas como escritório, creche, facilidades para idosos, centro esportivo, centro comunitário e um esquema de administração da vizinhança para dar suporte à toda comunidade.

Todo esse trabalho, no entanto, era apenas o início de um processo de regeneração urbana e seu sucesso encorajou os Eldonians a aumentar a ambição levando esforços para regenerar a área inteira. Estimulou-se a parceria e o investimento interno, Buscando focar o projeto para além da construção de moradias em direção a um programa mais amplo de regeneração econômica e de liderança da comunidade. Usando as boas práticas existentes como fundamento, os Eldonians têm agora planos de desenvolver toda a área de Vauxhall através do desenvolvimento de varejo e espaços de trabalho industriais.

Expandindo ainda mais as fronteiras, os Eldonians agora trabalham com o setor privado, com grupos comunitários e voluntários e com agências de regeneração para aplicar os conhecimentos em outras partes de Liverpool, contribuindo para uma agenda de regeneração ainda mais ampla. Eles ainda pretendem trabalhar pela sustentabilidade da comunidade de Eldonian através da criação de empregos e oportunidades de negócios.

O sucesso do projeto da Eldonian Village durante duas décadas e meia é testemunha de sua sustentabilidade de longo termo, tornando-se um reconhecido modelo internacional de comunidade sustentável de regeneração urbana.

Estruturado segundo os atuais critérios-padrão de construção e atualizado de modo a maximizar a eficiência dos recursos, o alojamento é desenhado visando contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente. O desenvolvimento do canal Leeds-Liverpool no centro do projeto também contribuiu ao meio ambiente preservando a fauna e a flora locais e dando às crianças a experiência de entrar em contato com a natureza original.

A ênfase em treinamento e criação de postos de trabalho locais alavancou a economia. Pequenas e médias iniciativas têm prosperado atraindo companhias maiores e contribuindo a economia,o emprego e as oportunidades de treinamento. Um esquema de Vigilância de Bairro combinado a estratégias de gerência desabilitou o crime e minimizou o comportamento anti-social, criando um ambiente seguro com espaços acessíveis a todos os residentes. As novas vias de transporte que chegaram à região estão possibilitando um acesso mais amplo à cidade.

O foco na amplificação da comunidade assegurou facilidades e oportunidades a todas as faixas etárias da comunidade local. De creches, instalações esportivas e comunitárias a lares para o cuidado a idosos, há assistência em todos os níveis, garantindo a inclusão social de todos. Novos supermercados e iniciativas comerciais atraídos à área estão ampliando as possibilidades de escolha e acesso da comunidade.

Embora tenha sido criada com recursos doados, economias e empréstimos privados (totalizando cerca de U$ 18 milhões), Eldonian Village conseguiu se tornar financeiramente auto-sustentável, sendo os custos de manutenção do alojamento e das instalações da comunidade pagos com o aluguel dos inquilinos. Mesmo com as instalações sendo inteiramente auto-financiadas (gerando lucros algumas vezes), o preço do aluguel permanece baixo. Além disso, a atração de investimento externo construída através de intensa relação com o setor privado ajudou a manter  a sustentabilidade financeira a longo-prazo de maneira segura, encorajando o desenvolvimento de uma comunidade mais diversa e heterogênea.

O conhecimento e a técnica desenvolvidos pelos Eldonians foram em boa medida inovadores e o sucesso disso gerou o desenvolvimento de uma regeneração política a nível nacional. Dentre tais inovações incluem-se:

  1. Envolvimento com a direção comunitária: um projeto de “reviravolta” envolveu as necessidades comunitárias a todos os níveis de tomada de decisão. Da organização de pais ao Sindicato da Comunidade Eldonian, a administração é feita por membros locais eleitos.
  2. Incorporação do canal Leeds-Liverpool ao espaço urbano: essa iniciativa possibilitou agradável acomodação à beira da água aos residentes locais.
  3. Programa de Vigilância de Bairro: o desenho do vilarejo foi projetado de modo a garantir que o tráfico e o vandalismo fossem minimizados através de um sistema de vigilância das casas e “speed-bumps”. Programas similares a esse têm sido largamente expandidos.

 

Os Eldonians atribuem seu sucesso a cinco fatores-chave:

- Propriedade Comunitária: a total propriedade dos bens sendo reservada à Associação da Comunidade Eldonian garante que a população local mantenha controle sobre as tomadas de decisão.

- Concepção e boa prática: os recursos da comunidade são distribuídos com base nas necessidades comunitárias, sob a vigilância coletiva assegurando a melhora das condições de vida.

- Inovação e iniciativa de negócios: Eldonian Village esteve na crista da regeneração urbana, sempre provando ser líder no desenvolvimento de boas práticas. A ênfase crucial na sustentabilidade econômica resultou em importantes conexões com o setor de comércios, suprindo carências da comunidade através de negociações sócio-sustentáveis.

- Parceria: através do conhecimento de profissionais e patrocinadores-chave, criou-se uma parceria sustentável e dinâmica que uniu a comunidade capacitando-a para cuidar de seu próprio destino.

Mais informações:
www.eldonians.org.uk
www.bshf.org

Tradução livre da Secretaria Municipal de Relações Internacionais


 

 

Rua Boa Vista, 84-1° Andar – 01014-000 – Centro – São Paulo/ SP – Brasil. Tel: (11) 3293 5473– Fax: (11) 3101 9660