English / Español
Busca

Digite abaixo o que deseja encontrar:

 
O Que É Aula São Paulo

Como Bogotá diminuiu drasticamente o número de crimes na cidade? E como melhorou o trânsito em seus arredores? Como Barcelona pôde se redescobrir com a revitalização de seu centro e a restauração de seus edifícios? E como as parcerias público-privadas foram centrais na revitalização dos centros de Nova York e de Londres? Questões como estas e muitas outras são respondidas pelos convidados da Aula São Paulo.
Num momento em que a Busca por soluções para os problemas de nossa cidade se intensifica, surge o Projeto Aula São Paulo. Questões urbanas, como a falta de espaços públicos e de áreas verdes, o trânsito intenso de automóveis e a insegurança, são trazidas à discussão pelo prisma das experiências bem sucedidas de outras grandes cidades do mundo.
Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, Aula São Paulo realiza desde novembro de 2005 seminários de boas idéias e experiências urbanas, convidando profissionais de diversos países a trazer para o contexto paulistano as soluções que suas cidades encontraram para problemas em comum aos de nossa São Paulo. Já foram realizadas 17 edições com mais de 25 palestrantes e um público total aproximado de 2500 pessoas.


          


                                   Barcelona

Com esta proposta, Aula São Paulo se inspira em uma iniciativa pioneira espanhola, a “Aula Barcelona”, que, nos anos 80, inovou a urbanização da cidade por meio de campanhas de comunicação e parcerias público-privadas. O Projeto Aula São Paulo quer inspirar, instigar, provocar e despertar a curiosidade e o otimismo do município em todas as esferas - governamental, privada, civil -, trazendo propostas de ação e formando uma instância de discussão.
Além da realização das Aulas, o web site www.aulasaopaulo.com.br dissemina, para além daqueles que assistem aos seminários, as idéias e informações contidas nas palestras da Aula SP. Funcionando como um “portal de boas idéias”, oferece palestras transcritas, apresentações dos palestrantes, imagens, links, a agenda da Aula São Paulo e, além disso, artigos selecionados que tangenciam as questões urbanas que o Projeto aborda. Desde sua criação em fevereiro de 2006, as visitas ao site não cessam de aumentar, a maioria vinda do Brasil, mas também de Portugal, Espanha, Estados Unidos, Peru, França, Itália, Angola, Argentina, Bélgica, Colômbia, Venezuela e México.
Da revitalização do Centro Histórico da Cidade do México às políticas de educação no trânsito, ciclovias e segurança cidadã de Bogotá; da transformação arquitetônica e econômica de Barcelona à revitalização dos centros de Londres e Nova York, várias experiências inspiradoras são discutidas no Projeto. Aula São Paulo tem o patrocínio da Telefônica, e conta com o apoio do BID, da Cities Alliance, do Centro Maria Antônia da Universidade de São Paulo, da Aula Barcelona e da Viva o Centro.

    
Londres

Desde as palestras inaugurais de Manuel Castells e Jaime Lerner, Aula São Paulo já recebeu Albert Broggi, Diretor da Aula Barcelona; Adrián Pandal, Diretor-presidente da Fundação Centro Histórico da Cidade do México; Martí Abella, Diretor da empresa municipal de fomento da Cidade Velha (Focivesa); Ferran Ferrer Viana, Diretor do Instituto Municipal de Paisagem Urbana e Qualidade de Vida de Barcelona; Carl Weisbrod da Alliance for Downtown de Nova York; Patrícia Brown diretora da Central London Partnership; Carlos Barbosa, do Parque Expo de Lisboa; Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá; David Sim, Associado de Jan Gehl Architects, de Copenhagen; Hugo Acero, coordenador do Programa de Segurança Cidadã da prefeitura de Bogotá, entre outros.
Todos os expositores foram convidados pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais para conhecer a realidade da cidade de São Paulo antes de realizarem suas palestras. Assim, puderam compartilhar sua visão sobre as potencialidades e outras questões importantes da cidade.
Aula São Paulo tem como Público-alvo todos os funcionários da administração direta e indireta do município de São Paulo, funcionários de empresas e autarquias municipais, professores e estudantes universitários, jornalistas e demais formadores de opinião, ONGs, organizações sem fins lucrativos e associações cívicas diversas comprometidas com a resolução de problemas na cidade, e o público geral de cidadãos interessados.
A repercussão é medida de diversas maneiras: desde o retorno recebido através do site, até matérias veiculadas na grande mídia e na mídia especializada, incluindo jornais como Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, diversas rádios, além de jornais virtuais de arquitetura e revitalização do centro - todos freqüentemente interessados em entrevistar os convidados da Aula São Paulo.

      

                                         
                                                            Bogotá

Cidades como Barcelona, Nova York e Bogotá se redescobriram - e vêm descobrindo ainda mais suas potencialidades - quando encontraram soluções para problemas similares aos que nossa cidade enfrenta. É a vez de São Paulo inspirar-se e redescobrir-se; o momento de encontrar soluções para que as setenta nacionalidades e todas as classes que dividem suas ruas reencontrem a cor, a arquitetura e a arte da cidade, e novamente dividam um espaço atraente que convide ao real convívio e à interação de todos.



Rua Boa Vista, 84-1° Andar – 01014-000 – Centro – São Paulo/ SP – Brasil. Tel: (11) 3293 5473– Fax: (11) 3101 9660