Aula SP traz arquiteto francês para debater recuperação urbana nas áreas centrais

 
      Noticias    
 
14/12/2015

 

A palestra do especialista em habitação social e requalificação urbana Gilles de Mont Marin acontece no próximo dia 18, no Edifício Cidade I
 
 

O consultor e arquiteto francês Gilles de Mont Marin realiza, na próxima sexta-feira (18), a palestra "Os desafios da recuperação urbana nas áreas centrais das grandes metrópoles - o exemplo de Paris Rive Gauche" dentro do projeto Aula São Paulo, promovido pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa).
A conferência acontece das 9h30 às 12h no auditório da Secretaria da Habitação, no Edifício Cidade I, que fica na rua Boa Vista, 170, 15º andar, no Centro de São Paulo. Haverá tradução simultânea. As inscrições antecipadas devem ser feitas pelo link http://goo.gl/forms/0kNMGPq7wD.

Especializado em habitação social e requalificação urbana, Gilles de Mont Marin atuou durante 28 anos como diretor da Semapa, sociedade de economia mista encarregada pela Prefeitura de Paris de desenvolver várias operações urbanas na capital francesa.

Uma das operações urbanas mais emblemáticas foi feita no bairro de Paris Rive-Gauche,  uma antiga área industrial de 130 hectares que vem sendo reformada desde 1991 por meio da implantação de moradias, comércios, escritórios, equipamentos e espaços públicos, além da construção de uma cobertura de 26 hectares por cima de vias férreas.

Em pouco mais de duas décadas, a operação urbana Paris Rive-Gauche transformou a região, antes degradada, em um bairro geograficamente integrado e sustentável. É considerada a maior intervenção urbanística na cidade desde a icônica reforma de Georges-Eugène Haussmann no século 19.

Destinada a um público-alvo de profissionais e acadêmicos das áreas vinculadas ao desenvolvimento urbano, essa conferência  é coorganizada pelo Consulado Geral da França em São Paulo e a Région Ile-de-France, com apoio do Instituto Francês do Brasil, Instituto Urbem, da Escola da Cidade e da Assessoria Internacional do Estado de São Paulo.

A diretora-presidente da Emplasa, Rovena Negreiros, fará a abertura da Aula São Paulo. A mesa também contará com a presença de representantes da Escola da Cidade e do Instituto Urbem.

Consultoria

Mont Marin estará em São Paulo a longo desta semana acompanhando a agência Casa Paulista, da Secretaria da Habitação, para participar do desenvolvimento da parceria público-privada (PPP) habitacional no centro de São Paulo.

Essa consultoria, assim como a palestra na Aula São Paulo, inscrevem-se no âmbito da cooperação entre a Região Ile-de-France e o Estado de São Paulo, engajados em um programa comum para o desenvolvimento urbano sustentável.

Aula São Paulo

Realizado pela Emplasa desde 2012, o projeto Aula São Paulo consiste em um ciclo de apresentações de boas práticas mundiais na área de desenvolvimento urbano e governança metropolitana. Mais informações pelo site www.aulasaopaulo.sp.gov.br/aula/index.ASP.