Desigualdade nas cidades É tema de AULA SÃO PAULO COM GARETH JONES

 
      Noticias    
 
02/10/2014

 

O crescimento da desigualdade econômica, sobretudo nas grandes cidades, e seus impactos sociais e espaciais delinearam a apresentação do professor doutor em Geografia Urbana da London School of Economics, Gareth A. Jones, na Aula São Paulo realizada no Salão Nobre da Secretaria Estadual da Educação nesta quinta-feira (02/10). 

O projeto é organizado desde 2012 pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e pela Subsecretaria de Desenvolvimento Metropolitano, vinculadas à Casa Civil, retomando a iniciativa criada em 2005. Neste ano, sua realização contou com a parceria do Consulado do Reino Unido em São Paulo. Representando a Emplasa, as diretoras de Planejamento, Rovena Negreiros, e de Gestão de Projetos, Diana Motta, abriram o evento, intitulado “Cidades em tempo de desigualdade”.

Três questões ajudaram a nortear a apresentação de Jones. A primeira abordou o significado da desigualdade crescente para as cidades agora e no futuro. A segunda relacionou o papel das cidades para melhorar a igualdade e/ou piorar a desigualdade. Por fim, discutiu-se o que a política urbana pode fazer para reduzir a desigualdade econômica.

CAPITAL DE RIQUEZA

“A desigualdade impacta a estabilidade econômica, ameaça a ordem social, a qualidade e a estabilidade da democracia”, enfatizou Jones. Ele ainda afirmou que esse fenômeno está aumentando, principalmente em países com democracias mais fragilizadas.

A principal referência do palestrante para abordar o tema foi a pesquisa que realizou na África do Sul, em níveis nacional e municipal, centrada na cidade de Durban. Apesar do foco nesse trabalho, o geógrafo também debateu os efeitos do problema e experiências realizadas em outras regiões, como América Latina, com destaque para Brasil e Chile, e países como Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Jones citou o livro “O Capital no Século 21”, do economista francês Thomas Piketty, para destacar que a desigualdade de capital de riqueza é sempre maior que a de capital de renda. “A renda é mais igualmente distribuída que o capital de riqueza”, disse. Na prática, isso significa que a população pode ter mais acesso à renda, com melhoria salarial, por exemplo, mas o capital de riqueza continua concentrado nas mãos do mesmo grupo restrito de pessoas.

O geógrafo lembrou que, nos últimos anos, a América Latina e, em especial, o Brasil conquistaram melhorias socioeconômicas resultantes de um aumento dos gastos públicos com as áreas sociais. Além de questionar quanto tempo mais a região conseguirá manter esse patamar de gasto social, ele ressaltou que a distribuição da riqueza na América Latina não mudou.

Nas cidades com maior densidade demográfica, esse quadro é ainda mais agravado porque, segundo ele, há um sentimento maior de “inveja” dos mais pobres em relação aos mais ricos. Para Jones, é vital atacar a desigualdade social e espacial, mas sem esquecer a desigualdade econômica, que é o pano de fundo desse cenário.

Aula São Paulo

Retomada em 2012, a Aula São Paulo tem como objetivo trazer profissionais de expressão internacional para apresentar boas práticas mundiais em planejamento urbano, que possam ser aplicadas no contexto das nossas regiões metropolitanas. Os especialistas convidados apresentam uma aula aberta e gratuita ao público, além de visitar projetos do Governo do Estado em suas áreas de atuação e apresentar recomendações para as políticas locais.