<%@LANGUAGE="VBSCRIPT" CODEPAGE="1252"%> Notícias

Aula SÃo Paulo traz um pouco mais da experiÊncia català para o pÚblico paulista

27/11/2012

Foi, sem dúvida, a Aula São Paulo mais original do ano. Senão pelo sempre interessante tema da urbanização de Barcelona, na Espanha, que até já havia sido alvo de uma edição anterior da série, principalmente pelo formato.

Apresentada dentro do evento “Expo Urbano”, a sexta Aula São Paulo de 2012 trouxe o ex-prefeito de Barcelona, Jordi Hereu; o secretário Edson Aparecido, da SDM, que abriu os trabalhos e acolheu os convidados, e Rovena Negreiros, diretora da Emplasa, que mediou o debate, tecendo considerações importantes e ressaltando questões específicas do planejamento urbano paulista.

Lembrando a importância do exemplo de Barcelona para o Estado de São Paulo, Edson Aparecido reforçou o fato de ter ido lá “beber na fonte”, no início deste Governo Alckmin, quando a secretaria foi criada, e de como isso se mostrou relevante para entender a maneira pela qual os catalães haviam criado pactos e consensos para superar seus próprios desafios nos últimos anos.

“A questão da metrópole é tão importante que estamos chegando hoje da competição pela EXPO- 2020, onde fomos representar São Paulo e tentar trazer o evento para nós, com todas as vantagens econômicas e de visibilidade que a escolha nos daria”, lembrou o secretário, ”e o que pode ser o nosso diferencial é justamente a nossa dimensão metropolitana”, completou.

Uma vez feitas as apresentações, o ex-prefeito de Barcelona por dois mandatos seguidos, Jordi Hereu, mostrou um rápido retrospecto da história de Barcelona e lembrou dos problemas e soluções encontrados nos últimos 30 anos.

Fazendo questão de frisar que havia vindo a São Paulo para compartilhar e trocar experiências e pensamentos, Hereu falou do quanto as cidades são mosaicos que devem, entretanto, ter personalidade própria para poder competir em grande escala.

O público cativo da Aula São Paulo, acomodado numa espécie de arquibancada rústica e confortável de pallets de madeira, não piscava enquanto o ex-prefeito falava sobre a importância de planejar o futuro, ao mesmo tempo em que se tenta resolver os problemas do presente: “O que o mundo percebe e opina, por exemplo, também são indicadores importantes para nós, pois somos uma realidade mais uma marca, parâmetros fixos mais variáveis a construir, que precisam de evolução”, resumiu interessantemente Jordi.

Perguntado sobre os Jogos Olímpicos e a Copa que devemos receber em breve, Jordi Hereu foi enfático ao lembrar que os acontecimentos são meras desculpas para transformar uma cidade: “O evento passa e é preciso conservar o legado do evento”, completou.

Veja Galeria de fotos