<%@LANGUAGE="VBSCRIPT" CODEPAGE="1252"%> Notícias

Aula SP traz o diretor-executivo da ONU-Habitat, Joan Clos, para falar sobre cidades sustentÁveis

26/06/2012

O diretor-executivo da ONU-Habitat (www.onuhabitat.org) , Joan Clos, ministrará no dia 25/06, às 16h, a próxima Aula São Paulo, sobre o tema “Um novo modelo de cidade: prosperidade, equidade e sustentabilidade”. O ex-ministro do Turismo, Indústria e Comércio da Espanha (de 2006 a 2008) e prefeito de Barcelona de 1997 a 2006 falará sobre urbanização em países em desenvolvimento e cidades sustentáveis.

"A cidade é feita de pessoas, pedras e regras”, afirma o palestrante. E é isso que ele vai explicar em sua apresentação, indicando os pontos-chave a serem aplicados a fim de alcançarmos cidades prósperas e sustentáveis.

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano (SDM), a Aula São Paulo (http://www.aulasaopaulo.sp.gov.br) promove seminários e debates sobre boas práticas metropolitanas ao redor do mundo. Organizado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), o evento acontece no auditório do edifício Cidade I, na Rua Boa Vista, 170.

Desafios do mundo urbanizado

Como diretor da ONU-Habitat, agência da Organização das Nações Unidas para temas urbanos, Joan Clos alerta: “Estamos vivendo um momento de intensa urbanização e isso implica grandes desafios, como altos índices de desemprego”. Para ele, enquanto a urbanização em países desenvolvidos significou aumento das ofertas de trabalho e da qualidade de vida da população, o mesmo não ocorreu com os países em desenvolvimento.

A proliferação de habitações irregulares (favelas), os problemas da expansão urbana não planejada, a alta vulnerabilidade sócio-econômica nas cidades e o alto consumo energético das mesmas são outros desafios a serem abordados por Joan Clos. Para superar todos eles, ensina, são necessários o comprometimento dos governantes e um planejamento urbano eficaz, em que os diferentes atores do meio urbano estejam envolvidos.

Político com ampla experiência nacional e internacional, Joan Clos presidiu em 1998 a Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis) e, em 2000, a Associação Mundial para a Coordenação de Cidades e Autoridades Locais (WACLAC). Entre 2000 e 2007, foi presidente do Comitê Consultivo de Autoridades Locais (UNACLA). Em 2004, vice-presidente da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). No período 1997-2003, foi membro do Comitê das Regiões e membro da Comissão Política do Conselho dos Municípios e Regiões da Europa (CMRE).

Inscrições

O Aula São Paulo é gratuito e aberto ao público. A palestra terá tradução simultânea para o português. Para participar, é preciso se inscrever no site do evento. Outras informações sobre a palestra e as edições anteriores da Aula São Paulo estão disponíveis no site www.aulasaopaulo.sp.gov.br.

Acesse a declaração de Joan Clos, por ocasião do Dia Mundial do Habitat: http://migre.me/9xL34 .

Assessoria de Comunicação da Emplasa
Margareth Lemos