<%@LANGUAGE="VBSCRIPT" CODEPAGE="1252"%> Notícias
 

Arquiteta dinamarquesa fala sobre “Cidades no Futuro: o ser humano em primeiro plano”, na 5ª ediÇÃo da Aula SP

 
  Noticias  
 
2/09/2012

 

1

Arquiteta Helle Søholt

Na próxima quinta-feira (27/9), a CEO e sócia-fundadora do escritório Gehl Architects, da Dinamarca, Helle Søholt, apresenta na capital paulista a 5ª edição do ano da Aula São Paulo. Como novidade, ela traz para o centro do debate a tendência que começa a  ganhar impulso em todo o mundo de abordagem do planejamento urbano centrado nas pessoas. A palestra, seguida de debate, será às 10h, na Rua Boa Vista, 170.

“Muitas cidades hoje deixam de prover a qualidade de vida que os cidadãos demandam, falha que resulta de uma abordagem de planejamento urbano concentrada em sistemas e objetos, ao invés de pessoas”, afirma a arquiteta. Por isso, Helle defende o foco no ser humano, salientando que o ambiente construído pode vir até

a fomentar um comportamento sustentável e impulsionar as pessoas a terem hábitos que não só melhoram a qualidade de vida local, mas também promovem a sustentabilidade global no futuro.

Para mediar os debates sobre o tema, a Aula São Paulo inovou e convidou o jornalista Matthew Shirts, redator-chefe da revista National Geographic Brasil e coordenador editorial do Planeta Sustentável, projeto que reúne 38 títulos da Editora Abril e um site próprio. Shirts é também cronista de Veja São Paulo. Americano criado na Califórnia e paulistano de coração, o jornalista é formado pela Universidade da Califórnia e pela Universidade de São Paulo.

Sobre a palestrante

Helle Søholt é sócia-fundadora e CEO do escritório Gehl Architects Urban Quality Consultants. Com talento estratégico e organizacional, a empresa possui conhecimento e experiência respeitados internacionalmente no campo do design urbano, planejamento e desenvolvimento de capacidade. Ganhou vários prêmios de design e reconhecimento global por tornar cidades de todo o mundo mais habitáveis e sustentáveis.

Helle Søholt é formada em arquitetura pela Royal Academy of Fine Arts, de Copenhague, e pela University of Washington, de Seattle. É conhecida como conselheira de várias cidades, incluindo Copenhague, Oslo, Gotemburgo, Vancouver, Beijing e Solwezi, na Zâmbia, e defende não apenas o bom design, mas uma estrutura política, social e cultural que crie alternativas ao planejamento urbano tradicional.

Sobre a Aula São Paulo

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano (SDM) e da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), a Aula São Paulo (http://www.aulasaopaulo.sp.gov.br) promove seminários e debates sobre boas práticas metropolitanas ao redor do mundo. É uma atividade gratuita e aberta ao público. A palestra terá tradução simultânea para o português. Para participar, só é preciso se inscrever no site do evento.

1

Jornalista Matthew Shirts

“CIDADES NO FUTURO: O SER HUMANO EM PRIMEIRO PLANO”
Data: 27/09/12, quinta-feira
Horário: 10h, com tradução simultânea
Local: Auditório do 2º Subsolo – Rua Boa Vista, 170 – Centro – SP
Inscrições gratuitas: www.aulasaopaulo.sp.gov.br (vagas limitadas)
Informações para a Imprensa: 11 3293 5318 ou 3775 6229