<%@LANGUAGE="VBSCRIPT" CODEPAGE="1252"%> Notícias
 

"PARA CONSTRUIR UMA GRANDE CIDADE, CONSTRUA UMA GRANDE CALÇADA", ENSINA ALEXANDROS WASHBURN

 
      Noticias    
 
26/06/2012

 

Especialista em Design Urbano participa da Aula São Paulo e apresenta os “Três passos à resiliência urbana: a perspectiva de Nove Iorque”

"Para construir uma grande cidade, construa uma grande calçada". É a lição número um – e a mais desafiadora de todas – para promover as mudanças que as cidades necessitam, ensina o especialista novaiorquino em Design Urbano, Alexandros Washburn, que conquistou o público da Aula São Paulo desta segunda-feira, 25/11, com suas ideias simples e projetos acolhedores, que valorizam o espaço urbano e envolvem a comunidade. Para ele, "uma calçada pode refletir o ponto de vista com que se administra uma cidade".

A convite do Governo do Estado de São Paulo, Washburn trouxe sua contribuição para a Aula São Paulo, cujo objetivo é apresentar boas práticas mundiais em planejamento urbano, que possam ser aplicadas no contexto das regiões metropolitanas paulistas. A edição, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano e pela Emplasa, contou com a parceria da USP Cidades, centro de pesquisa, difusão e reflexão sobre os centros urbanos brasileiros.

Miguel Bucalen, coordenador acadêmico da instituição, agradeceu pela oportunidade de participar da Aula São Paulo, “fórum privilegiado para debater questões urbanas e metropolitanas”. O secretário-adjunto de Desenvolvimento Metropolitano, Gilberto Nascimento Júnior, deu as boas-vindas em nome do secretário Edmur Mesquita e enalteceu a iniciativa do Governo do Estado de partilhar o debate sobre as questões metropolitanas e o futuro de nossas cidades “com o mundo lá fora”.

O presidente da Emplasa, Renato Viégas, considerou o “momento importante, quando estamos finalizando o Plano de Ação da Macrometrópole Paulista – PAM 2013/2040, acompanhado de outros quatro planos inovadores na área de Habitação para nossas regiões metropolitanas”. Ao final da palestra, o debate foi mediado pela diretora de Planejamento da Emplasa, Rovena Negreiros, e pelo diretor da Escola das Cidades, Ciro Pirondi.

Eu me importo com a minha cidade

Alexandros Washburn é diretor de Desenho Urbano do Departamento de Planejamento Urbano da cidade de Nova Iorque, autor do livro The Nature of Urban Design. Sua palestra ensinou os “Três passos à resiliência urbana: a perspectiva de Nove Iorque”. Embora boa parte da abordagem do tema tenha sido técnica, Washburn falou com o coração e se emocionou em vários momentos, porque para ele o que move a mudança de uma cidade para melhor é a medida do amor dos cidadãos por ela. E começou sua palestra entoando o que se assemelha a um mantra: “Eu me importo com a minha cidade porque me importo com o meu bairro porque me importo com a minha família”.

Ao longo da palestra, ele explicou o que é desenho urbano, resiliência e calçada. Sim, a calçada de novo. Ela é o centro desse debate, vista como o caminho trilhado por todos em direção aos mais diversos interesses, portanto, é o espaço público por excelência. Afinal, segundo ele, a qualidade da calçada reflete o ponto de vista que norteia a administração de uma cidade. Se a prioridade é o pedestre, o espaço público é democrático, é valorizado, garantindo que todos possam se deslocar para onde desejarem, com segurança e conforto.

Por meio de poderosas ilustrações de sua autoria, Washburn demonstrou como as melhores cidades estão arraigadas na identidade de seus cidadãos, sendo o desenho urbano a chave para esse processo. Nesse sentido, o espaço público “representa tudo” para o desenho urbano, pois é ali onde se desenvolvem os projetos cheios de vida que realmente transformam a cidade. Como exemplo, citou o projeto do High Line, parque urbano suspenso (seis metros acima do solo sobre antigos trilhos de trem), situado em Manhattan, que mudou a cara da cidade. O que é preciso para tudo isso dar certo? Aliar e equilibrar política, finanças e desenho urbano, de cima para baixo e de baixo para cima, com forte envolvimento da sociedade nas decisões, ensina o palestrante.