EDIÇÕES ANTERIORES

02 de outubro de 2014 - "Aula São Paulo com Gareth Jones "

Gareth Jones é doutor em Geografia Urbana da London School of Economics (LSE). Seu foco de pesquisa são temas relacionados ao acesso à terra e à habitação para população carente em países em desenvolvimento, mudanças no mercado de terras e reforma dos direitos de propriedade e financiamento habitacional. Escreveu vários livros, o mais recente é “Violência entre Jovens da América Latina: gangues e juventude em perspectiva”.

release

 
     

25 de novembro de 2013 - "Aula São Paulo com Alexandros Wasburn"

Alexandros Washburn é diretor de Desenho Urbano do Departamento de Planejamento Urbano da Prefeitura de Nova Iorque e autor do livro “The Nature of Urban Design”. Mestre em Arquitetura pela Escola de Design de Harvard, lidera um estúdio de design dentro do governo para projetos urbanos variando em escala e atua nas etapas de planejamento urbano, zoneamento, políticas e revisão dos projetos.

 

 
     
     

26 de agosto de 2013 - "A energia nas metrópoles do futuro"

Edição de Aula São Paulo reúne especialistas para discutir cidades inteligentes.
Prof. Sidnei Martini, prefeito do campus da Capital da USP, Carlos Leite, da FAU Mackenzie, e o executivo Sidney Simonaggio, VP de Operações da AES Eletropaulo fizeram suas apresentações, com posterior discussão mediada pelo jornalista Matthew Shirts, redator-chefe da revista National Geographic Brasil

Release

 
     
     

27 de março de 2012: "Go To 2040: A importância do planejamento em larga escala".

Randy Blankenhorn é diretor executivo da Agência de Planejamento Metropolitano de Chicago. Sob sua liderança foi desenvolvido, em 2008, o plano Chicago GO TO 2040, plano de desenvolvimento da região metropolitana de Chicago.

Release

 
     
   

13 de junho de 2012: “Governança Metropolitana e financiamento de grandes projetos”

Diversos especialistas de outras cidades e regiões do Brasil e do Mundo apresentaram desafios e soluções em governança metropolitana. Dentre os casos analisados, estavam regiões do Brasil, do Peru, da Argentina, da China, da Espanha e da África do Sul, entre outras.

Release

 
     
   

25 de Junho de 2012: "Um novo modelo de cidade: prosperidade, equidade e sustentabilidade”

Joan Clos, ex-prefeito de Barcelona (1997-2006)e atual secretário-executivo da ONU-Habitat.É um político com ampla experiência nacional e internacionalmente. Durante seu mandato como prefeito implementou o Barcelona@22, um projeto de regeneração tecnológico industrial no tecido urbano da expansão da cidade.

Release

 
     
   

10 de Agosto de 2012: “Desenvolvimento Metropolitano: Experiências Internacionais”

Especialistas da Califórnia apresentaram suas experiências: Hasan Ikhrata- SCAG (Southern California Association of Governments), Eric Heikkila - professor e diretor da USC (Universidade do Sul da Califórnia) e Richard Green - diretor da USC e especialista das áreas de mercado imobiliário e políticas habitacionais.

Releases - Apresentações

 
     
   

27 de setembro de 2012: “Cidades no Futuro: O Ser Humano em primeiro plano”

Helle Soholt – CEO do Escritório de Arquitetura GEHL ARCHITECTS, Helle participou de importantes projetos de revitalização de centros urbanos, como as regiões da Broadway e Times Square, em NY.

Release - Apresentação

 
   

23 de Novembro de 2012:"Barcelona, 20 anos de evolução urbanística, o modelo organizativo e a gestão da prefeitura"
Jordi Hereu
, Ex- Prefeito de Barcelona

Release